Idade Moderna – O que é? Quais os principais acontecimentos? Como é a arte deste período?

Apesar de o nome remeter a um período atual a Idade Moderna corresponde ao período entre o século XV e século XVIII. Na história a era moderna ficou situada entre a Idade Média (que se estende do século V ao século XV) e a Idade Contemporânea (do século XVIII até o presente).

 Muitas vezes, certos eventos históricos são tomados para delimitar as idades com maior precisão. No caso da Idade Moderna, seu início é geralmente definido com a chegada dos europeus ao continente americano (1492) ou a queda de Constantinopla, que marcou o fim do Império Bizantino (1453).

Quanto ao fim da era moderna alguns historiados colocam o seu final na Revolução Francesa em 1789, enquanto outros mencionam a independência americana, em 1776.

É possível afirmar que a Idade Moderna foi um período de intensas mudanças. O predomínio da razão, o desenvolvimento das comunicações e a esperança em progresso são alguns dos principais valores e marcos dessa era.

Neste período também começou a ascensão do capitalismo e o fortalecimento dos estados-nações, que se consolidaram na Era Contemporânea.

Quais os principais acontecimentos?

Como já foi dito a Idade Moderna foi um período que trouxe intensas mudanças na história da humanidade, entre os principais acontecimentos dessa era podemos citar:

As primeiras grandes explorações
O renascimento
A Reforma Religiosa
O Absolutismo
O Iluminismo
A chegada de Cristóvão Colombo à América
A Revolução Francesa

Revolução Comercial

Na Idade Moderna também ocorreu uma grande revolução comercial, onde ocorreu a transição do modelo feudal para o modelo econômico capitalista. Essa revolução afetou as grandes potências da época, Espanha, Portugal, Inglaterra.

Uma das primeiras grandes mudanças que ocorreram nesse período foi o início da utilização de moedas para a compra e venda de mercadorias.

Como era a arte deste período?

Em relação à arte a Idade Moderna foi marcada por uma era de grande expansão, por causa das grandes explorações e descobertas geográficas. A natureza foi o grande fundamento das obras da época.

Entre os movimentos artísticas do período destacam-se o renascimento, onde a pintura ganhou destaque e a arte greco-romana ressurgiu. O barroco, que se caracteriza pela valorização dos sentimentos e das emoções.

Por fim temos o movimento rococó, um estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, sendo um estilo tipicamente decorativo.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts