Vestibulares de medicina 2024 com as menores notas de corte
No cenário do ensino superior brasileiro, a busca por uma vaga no curso de Medicina é frequentemente marcada pela concorrência acirrada e pela exigência de altas notas de corte.
No entanto, para os aspirantes a médicos que buscam alternativas mais acessíveis, é fundamental explorar oportunidades que ofereçam caminhos menos árduos para realizar o sonho de ingressar na faculdade mediante o vestibular de medicina 2024.
Neste artigo, apresentamos aos estudantes algumas possibilidades de candidaturas e vestibulares que, diferentemente dos tradicionais e amplamente competitivos, estabelecem notas de corte mais acessíveis.
Estas instituições, distribuídas em diferentes regiões do Brasil, proporcionam uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam abraçar a Medicina. Confira abaixo!
Menores notas de corte em Medicina no último SISU (2023/1)
Estas foram as 10 menores notas de cortes de Medicina no Sisu Primeiro Semestre (2023).
Perceba que o ranking é exclusivo para universidades federais e leva em conta a modalidade de ampla concorrência (todos contra todos).
- UFERSA Mossoró – 767,57 pontos
- UFRR Boa Vista – 776,10 pontos
- Unemat Cáceres – 778,97 pontos
- UNEB Salvador – 779,06 pontos
- UFMS Três Lagoas – 779,08 pontos
- UEFS Feira de Santana – 780,21 pontos
- UFBA Vitória da Conquista – 780,79 pontos
- UFMS Campo Grande – 781,85 pontos
- UFCA Campus Barbalha – 783,28 pontos
- UFS Lagarto – 783,65 pontos
A nota de corte informada abaixo pode cair até 50 pontos nas modalidades estabelecidas pela Lei de Cotas, destinada a:
- Estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, independentemente de raça ou renda;
- Candidatos com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.980 em 2023), independentemente de raça ou renda;
- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda;
- Candidatos com deficiência física, motora ou intelectual.
Por exemplo, ao passo que a nota de corte para o curso de Medicina na UFERSA Mossoró foi a mais baixa do país (767,57 pontos), ela leva em conta a ampla concorrência.
Na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, a nota de corte de Medicina para candidatos PCD de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública e de Medicina foi de 622,28 pontos – isto é, 20% menor que a nota da UFERSA.
Menores notas de corte para Medicina – FIES e ProUni
Segundo dados do Mapa do Ensino Superior, as notas de corte do ProUni para Medicina variaram de 708 a 815 pontos – número semelhante ao ranking para entrada em instituições federais.
Claro, existem certas variações de acordo com cada universidade e região do país. Por isso, o estudante deve avaliar com antecedência os detalhes da instituição em que deseja ingressar.
Já no caso do Fies, a oscilação da nota de corte para Medicina é menor, ficando entre 750 e 800 pontos em 2022 e 2023. O número reforça a necessidade de ter uma boa nota do Enem para conseguir entrar no curso.
Não há dados que aglutinem as notas de corte das universidades particulares, uma vez que cada uma possui total independência e autonomia para realizar seus próprios vestibulares.
A busca pela vaga em Medicina nas melhores universidades de 2024 pode ser menos árdua do que se imagina, e conhecer essas opções é o primeiro passo rumo a uma carreira médica promissora!